top of page

HINO DA ACADEMIA DE LETRAS MACHADO DE ASSIS

Letra: Nadine Tomasel Lorenzato & Roberta Beckmann Hoffmann
Música: Elias Barboza da Silva & Juliana Rosenthal da Costa


Momentos de felicidade
trazem alegria e harmonia.
A perseverança e o desejo de vencer
devem nos manter alertas
para na vida obstáculos superar.


Sonhar, pensar, cantar, viver,
amar, criar e ler fazem-nos ser!


É acreditando que somos
capazes de vencer,
que daremos valorosos significados
ao nosso dia a dia
e faremos das tristezas,
estímulos ao sucesso,
para, enfim, colhermos alegrias
num viver singular.


Amor é emoção, felicidade,
alegria e realização!
Sonhar, pensar, cantar, viver,
amar, criar e ler fazem-nos ser!

NADINE TOMASEL LORENZATO nasceu em 08 de outubro de 1992, Porto Alegre/RS. Filha de Nádia Beatris Tomasel Lorenzato e Jemiro Lorenzato. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro Benemérito da Academia de Letras Machado de Assis, Porto Alegre/RS. Participou de promoções literárias da AVSPE; dos "Elos com Amigos" e, das Revistas: "A Gruta da Poesia" e "Recanto da Prosa e da Poesia", do Portal CEN. É coautora dos livros “Olhares – Crônicas Escolares" e “Palavras, A Linguagem da Vida”, publicados pela CBJE, do Rio de Janeiro/RJ. Participou dos E-Books: "Palavras, A linguagem da Vida" e "Natal - Poetas Mirins", postados no site Teia dos Amigos. Em 2008, recebeu a Medalha "Machado de Assis"/RJ, pela participação no livro "Olhares..." e, em 2009, a Medalha "Antoine de Saint-Exupéry"/RS.


ROBERTA BECKMANN HOFFMANN nasceu em 01 de julho de 1989, Porto Alegre/RS, filha de Margareth Beckmann Hoffmann e Juarez Saadi Hoffmann. Graduada em Fotografia pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas (RS); Participou dos E-Books: "Palavras, A linguagem da Vida" e "Natal - Poetas Mirins", postado no site Teia dos Amigos. Em 2009, recebeu a Medalha "Antoine de Saint-Exupéry"/RS, e, o Troféu "Dom Quixote"/SP, pela participação no livro "Palavras, A linguagem da Vida". Tem várias fotos publicadas no Jornal "Zero Hora", de Porto Alegre/RS. Curte fotografar e viajar. Membro Fundador da Academia de Artes Literárias e Culturais do Estado do Rio Grande do Sul; Membro Efetivo da Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul; Membro Benemérito e Efetivo da Academia de Letras Machado de Assis, Porto Alegre/RS; Membro Correspondente da Academia de artes, Ciências e Letras Castro Alves.

ELIAS BARBOZA DA SILVA nasceu em 25 de fevereiro de 1987, em Porto Alegre/RS. Teve influências musicais desde o berço, sendo a nova geração de uma família de músicos compositores. É músico, bandolinista, compositor e arranjador. Formou-se em Licenciatura em Música pelo IPA - Centro Universitário Metodista; é participante das Oficinas de Choro do Santander Cultural. Juntamente com o conjunto Regional Ponto a Ponto. Seu primeiro CD “Puro Sentimento” foi lançado em 2012; e é uma homenagem a Paulo Ercílio Barboza. Em 2014, interpretando a Suíte Retratos de Radamés Gnattali, ganhou Moenda da Canção com seu choro Luminoso, na categoria instrumental. Também foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música, na Categoria Instrumentista Instrumental; e, em 2015 já fez participação no show “Intimo” de Yamandu Costa, no Studio Clio. Além do repertório autoral, seus shows contam com releituras de músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Dominguinhos.


JULIANA ROSENTHAL DA COSTA, compositora, cantora e cavaquinista. Juliana é licenciada em Música pelo IPA - Centro Universitário Metodista de Porto Alegre. Iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade tocando violão e cantando com a família. Participou das oficinas de samba e choro do Santander Cultural, de Festivais de Choro em São Paulo. Em abril de 2012, Ju Rosenthal e o Regional Ponto a Ponto apresentaram o projeto “Estrelas do Rádio” no Teatro Carlos Carvalho, com arranjos de Elias Barboza. Em 2013, presenteou os porto- alegrenses com o projeto “Meu canto, meu cavaquinho”, projeto apresentado no Foyer do Teatro São Pedro e, no Café do SESC, em Porto Alegre/RS. No seu repertório estão obras como "A noite do meu bem" (Dolores Duran), "Palhaço" (Nelson Cavaquinho), "Camisa Listrada" (Assis Valente), "Seresteiro" (Pixinguinha) e "Ultimo desejo" (Noel Rosa), entre outras canções que fizeram sucesso na voz destas quatro cantoras.

bottom of page