APRESENTAÇÃO
Organizadora Ilda Maria Costa Brasil
A Academia de Letras Machado de Assis foi fundada em 17.12.2009, em Porto Alegre/RS; registrada no 1º Cartório Civil de Pessoas Jurídicas, de Porto Alegre/RS, em 06.05.2015, sob o nº de ordem 91221, no livro A, folha(s) 74 frente, nº 183; CNPJ: 22.779.398/0001-49.
Este site é uma homenagem a todos os Membros da Academia Machado de Assis, aos Pais, às Professoras e às Amigas que nós apoiaram ao longo destes anos. A instituição, como um todo, é encanto, sensibilidade, fantasia e misticismo, pois a forma como os autores tratam suas emoções e seus sentimentos é fascinante. As palavras transformavam-se em ícones sensoriais, passíveis de serem evocados e sugeridos por meio de harmonias entre luzes, sons, perfumes e cores que permitem uma leitura prazerosa.
Os Membros Acadêmicos Efetivos e Correspondentes da Academia de Letras Machado de Assis são jovens ligados à música, às artes plásticas e ao ato de escrever em condições ímpares de camaradagens, trocas, respeito e afeto.
A Academia Machado de Assis é fruto de anos de trabalho, em que adultos e adolescentes apoiaram-se tanto em acertos como em erros. Houve encantamentos e desencantos, que, sem dúvida, foram incorporados ao Eu Lírico e Poético dos Acadêmicos e de seus familiares. Vê-se músicos, artistas plásticos e escritores, com sabedoria e garra, a dar singularidade aos próprios caminhos, inspirados em estados da alma, ora com objetividade, ora com sentimentos. Em diversas ocasiões, inquietudes abrem-lhes e fecham-lhes portas; noutras, instauram companheirismo e amizade, iluminando-os e solidificando acertos.
A Academia Machado de Assis, além de preocupar-se com o incentivo à leitura e à escrita, também oferece suportes éticos que contribuam para a formação de cidadãos de caráter e de personalidade.
A Presidente, Srta. Maria de Lourdes Schenini Rossi Machado, em sua trajetória cultural e literária, é um reflexo de um determinado momento histórico- social, em que as artes literárias captam o que há de eterno e de essencial no ser humano, uma vez que música, desenho, leitura e escrita permitem uma viagem por diferentes épocas e espaços.
Os eventos promovidos pela Academia, ao longo destes anos, pautam-se em princípios fraternos, nos quais realidade e fantasia se entrecruzam a todo instante.
Nos cerimoniais, os Acadêmicos irradiam um olhar ímpar pelo outro; prosa e versos, significativas e brilhantes criações, transpassam engajamento social, mistura de tendências estéticas e culturais, privilegiando o ouvir, o pensar e o refletir num clima agradável, caminhada literária e artística repleta de momentos singulares e de muito amor.
Os textos, que compõem esta Edição Histórica, enfatizam a criatividade como um aspecto lírico especial, exibido através de belíssimas imagens e de uma linguagem harmoniosa e dinâmica.
Ilda Maria Costa Brasil